Aguarde...

Benvindos Vila Chã de Ourique

História

Vila Chã de Ourique, Freguesia do concelho do Cartaxo, é detentora de uma área de 33,2 quilómetros quadrados, que confina com as freguesias de Cartaxo e Valada e com o concelho de Santarém.

A história de Vila Chã de Ourique é indissociável da Batalha de Ourique, ocorrida em 25 de Julho de 1139. No entanto, as opiniões dos estudiosos diferem quanto ao local exacto desta batalha: Alexandre Herculano defendeu que o encontro se travara no Baixo Alentejo, no actual concelho de Ourique; Borges de Figueiredo refere que teria sido em Lisboa; José Saraiva indica Cortes, nas proximidades de Leiria, numa propriedade denominada Campo de Ourique; David Lopes é da opinião que D. Afonso Henriques nunca iria combater tão longe da sua fronteira, contrariando assim a tese de Alexandre Herculano e aponta Chã de Ourique, como no local de Batalha.

Apesar do seu povoamento ser bastante antigo, a criação de 29 de Janeiro de 1907. Nesta altura, foi desanexada da freguesia de São Sebastião do Cartaxo e tomou o nome de Casal de Ouro. Este nome terá sido retirado de um pequeno casal que pertencia a um duriense que se fixou nas terras férteis do Ribatejo.

Em 1926 adoptou o nome actual, Vila Chã de Ourique encerra no seu território riquezas várias, quer a nível de património, com destaque para o Palácio dos Chavões, quer a nível gastronómico, com as deliciosas Fatias Paridas.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.